quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Culto de cristão tem de ser para Deus!


Qualquer, porém, que blasfemar contra o Espírito Santo, nunca obterá perdão, mas será réu do eterno juízo Marcos 3:29

Por que as pessoas levantam e abanam as mãos quando estão cantando? Alguém poderia dizer que é por causa da sensação da presença do Espírito Santo...

Por que essas mesmas pessoas demonstram completa alienação durante a leitura e mensagem Bíblicas?!

Alguns saem do ambiente de culto depois do tal "momento de louvor", levando seus corpos ou, permanecendo ali, mas saindo com suas mentes...

Seria possível que a mente seja induzida pela música, ou pelo ritmo, no tal "momento de louvor" a ponto de deduzir que o êxtase mental provoque a sensação da presença do Espírito Santo?

Quando se está sozinho no quarto, em secreto, lendo a Bíblia e conversando com Deus, acontece com você a mesma sensação e a mesma reação de quando se está em público, levantando as mãos e sacudindo os braços?!

Talvez muitos estejam precisando de animadores de culto particular para o momento "a sós com Deus. 

Assim como existem "personal trainer" para atividades físicas, talvez muitos tenham necessidade de um "Bíblico trainer" que incentive atividades no lar quais acontecem em reuniões chamadas de culto em algumas igrejas...Alguém que fique insistindo dizendo que "está muito fraco, Amém!", "Dessa vez foi um ensaio, Amém!", "As promessas de Deus vão se cumprir hoje, Amém!" "Dê um abraço no seu irmão, Amém!" "Não saia daqui sem dar sete abraços nos seus irmãos, Amém!" "Agora, pegue os sete abraços de volta, Amém!" "Diga ao seu irmão que ele é muito importante para Deus, Amém!" "Diga ao seu irmão que não consegue viver sem ele, Amém!" "Cumprimente o seu irmão e diga que o ama, Amém!"

Já está ficando chato tanto amém, não é verdade?! Como as pessoas tentam induzir e procuram ansiosamente dominar outras usando palavras de ordem e o "amém"!

Da próxima vez que participar de um culto ao Deus Eterno, observe as coisas que acontecem, avalie e depois perceba se não estão querendo manipular a sua mente, levando você ao êxtase para que você imagine que seria o Espírito Santo atuando ali...

E observe que a Bíblia adverte com veemência sobre o pecado da blasfêmia contra o Espírito Santo. E há dois lados nisso: um acontece quando alguém diz que algo que está acontecendo promovido pelo Espírito Santo é coisa de satanás. E outro acontece quando alguém diz que algo promovido pela mente ou por satanás é obra e ação do Espírito Santo!

Considero que o culto a Deus deve ser melhor avaliado pelos prestadores do culto do que a escolha da roupa, dos grãos que serão usados na elaboração de um alimento, da qualidade do perfume, da marca do carro, do estilo do sapato, enfim, de tantas coisas diante das quais gasta-se tempo para escolher a melhor.

Quando nos apresentamos juntamente coma igreja para cultuar a Deus, precisamos ter em mente a ordem que recebemos conforme lemos no Salmo 100.

[Salmo de louvor] Celebrai com júbilo ao SENHOR, todas as terras.
Servi ao SENHOR com alegria; e entrai diante dele com canto.
Sabei que o SENHOR é Deus; foi ele que nos fez, e não nós a nós mesmos; somos povo seu e ovelhas do seu pasto.
Entrai pelas portas dele com gratidão, e em seus átrios com louvor; louvai-o, e bendizei o seu nome.

Porque o SENHOR é bom, e eterna a sua misericórdia; e a sua verdade dura de geração em geração. 
Salmos 100:1-5

O entrar pelas portas, determina a qualidade de vida que temos antes, durante e depois do culto! Porque ao sairmos, normalmente pretendemos retornar. E se durante esse interstício houver profanação do templo pessoal, provocaremos a profanação do culto coletivo quando retornarmos.

Assim, o fingimento promovido pela indução mental, poderá ser parte do viver do falso adorador.

Jamais podemos nos apresentar como se apresentavam os “adoradores” conforme Malaquias:

Se não ouvirdes e se não propuserdes, no vosso coração, dar honra ao meu nome, diz o SENHOR dos Exércitos, enviarei a maldição contra vós, e amaldiçoarei as vossas bênçãos; e também já as tenho amaldiçoado, porque não aplicais a isso o coração. 
Malaquias 2:2
E dizeis ainda: Eis aqui, que canseira! 
Malaquias 1:13

Que as nossas atitudes de culto sejam consequência do nosso reconhecimento da Misericórdia e Graça divinas em nossas vidas, influenciadas pela leitura e meditação na Bíblia, que proporciona o encontro de adoradores que buscam adorar a Deus em espírito e em verdade.

Que o culto seja para Deus, por Deus e pelo Deus Eterno, através do Espírito Santo!

Quando observamos isso, vivemos a vontade e verdade divinas diante do culto, sem necessidade de fingimentos provocados pelas induções dos animadores de culto e sem precisar usar a máscara do fingimento de um cristão.

Por contrariar isso, há tanta gente doente de esquizofrenia resultante de atitudes dúbias e confusas.  

Por causa da máscara de crente que alguns usam quando estão na reunião com a igreja, ou em algum lugar que seja preciso usá-la, é por isso que tantos ficam doentes. Pois quando estão em lugares distantes do convívio da “igreja”, vivem as suas realidades de criatura... E assim vão até o dia que surtam e tomam atitudes sem a máscara de crente dentro do ambiente da igreja, ou jogam a máscara fora e passam viver de uma forma inacreditável, completamente longe de Deus!

Da próxima vez que for entoar um cântico, ler ou ouvir um texto Bíblico, orar ou acompanhar uma oração pública, ficando em pé ou mesmo assentado, meditando na mensagem trazida pelo pregador; sugiro que avalie a si mesmo e o que estão querendo impor você fazer, como se aquilo fosse algo determinado por Deus para o culto a Ele. E perceba se pode dizer “o meu louvor é fruto do Teu Amor por mim, Jesus!”.

Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Gálatas 6:7

E não permita que alguém induza você a um louvor que não seja verdadeiro, sincero, que demonstre a sua gratidão a Deus por tudo que Ele É e Faz!

Escolha o que irá cantar no culto, não permitindo que os animadores lhe forcem oferecer o roubado, ou aquilo que é sugestionado por satanás!

Ofereceis sobre o meu altar pão imundo, e dizeis: Em que te havemos profanado? Nisto que dizeis: A mesa do SENHOR é desprezível.
Porque, quando ofereceis animal cego para o sacrifício, isso não é mau? E quando ofereceis o coxo ou enfermo, isso não é mau? Ora apresenta-o ao teu governador; porventura terá ele agrado em ti? ou aceitará ele a tua pessoa? diz o SENHOR dos Exércitos.
Agora, pois, eu suplico, peça a Deus, que ele seja misericordioso conosco; isto veio das vossas mãos; aceitará ele a vossa pessoa? diz o SENHOR dos Exércitos.
Quem há também entre vós que feche as portas por nada, e não acenda debalde o fogo do meu altar? Eu não tenho prazer em vós, diz o SENHOR dos Exércitos, nem aceitarei oferta da vossa mão. 
Malaquias 1:7-10

Mas vós o profanais, quando dizeis: A mesa do Senhor é impura, e o seu produto, isto é, a sua comida é desprezível.
E dizeis ainda: Eis aqui, que canseira! E o lançastes ao desprezo, diz o SENHOR dos Exércitos; vós ofereceis o que foi roubado, e o coxo e o enfermo; assim trazeis a oferta. Aceitaria eu isso de vossa mão? diz o SENHOR.
Pois seja maldito o enganador que, tendo macho no seu rebanho, promete e oferece ao Senhor o que tem mácula; porque eu sou grande Rei, diz o SENHOR dos Exércitos, o meu nome é temível entre os gentios. 
Malaquias 1:12-14

E jamais, jamais, ouse dizer que houve ação do Espírito Santo quando houver tão somente êxtase mental ou até mesmo indução satânica. Porque tal coisa é blasfêmia contra o Espírito Santo. Então é melhor ficar calado diante dessas coisas para não cometer tal pecado terrível.

Mas desde o nascente do sol até ao poente é grande entre os gentios o meu nome; e em todo o lugar se oferecerá ao meu nome incenso, e uma oferta pura; porque o meu nome é grande entre os gentios, diz o SENHOR dos Exércitos. 
Malaquias 1:11

Que na reunião com a igreja, tanto quanto no quarto ou qualquer lugar onde estivermos cultuando a Deus, haja sinceridade nas ações e dependência de Deus diante do Seu Espírito, para que não sejamos induzidos às consequências da mente que, qual o coração, pode ser muito enganosa, provocando inclusive alucinações!

Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. João 4:24

Deus nos abençoe e use!
Henri – Membro da SIB Magé.
Membro da ABACLASS.

Um comentário:

IGREJA BATISTA FUNDAMENTAL disse...

Isso é uma grande verdade irmão! Concordo plenamente! Um abraço!